top of page
Buscar
Fábio Almeida

Filtragem de ar de carbono com coletor de névoa Mistbuster

Atualizado: 5 de dez. de 2019

Há momentos em que o processo de purificação do ar de alguém pode exigir o uso de um filtro pós-carbono. Vamos ter uma breve visão geral do carbono, como ele funciona e quando você deve considerar usá-lo.


O que é Carbono e Filtração de Carbono?


O carvão (às vezes chamado de carvão ativado) é normalmente usado para tratar de Compostos Orgânicos Voláteis, ou VOCs. Os COV incluem odores e outros poluentes gasosos. Há também o carbono impregnado que é usado para aumentar a eficácia do carbono ao lidar com gases específicos.



A ciência por trás da filtragem de carbono não é complicada: os filtros de ar de carbono aprisionam as moléculas de gás em um leito de carvão vegetal. Este processo é chamado de adsorção. Por definição, adsorção significa acumular (líquidos ou gases) na superfície. Este processo cria uma película do adsorvente (as moléculas ou átomos sendo acumulados) na superfície do adsorvente. Difere da absorção, na qual um fluido permeia ou é dissolvido por um líquido ou sólido.


O carvão ativado é uma forma de carbono que foi processado para aumentar sua porosidade, resultando em uma maior área de superfície para adsorção ou reações químicas. Quando um material adsorve algo, ele se liga a ele por atração química. A enorme área de superfície do carvão activado dá-lhe inúmeros locais de ligação. Para colocá-lo em perspectiva, uma libra de carvão ativado tem uma área de superfície aproximada de 100 acres.

Carbono adsorverá um pouco de quase qualquer vapor e tem uma grande capacidade para moléculas orgânicas, especialmente solventes. Ele irá adsorver e reter uma grande variedade de produtos químicos ao mesmo tempo. O carbono funciona bem sob uma ampla gama de condições de temperatura e umidade, é inerte e seguro de manusear e usar.

Desafios do uso da filtração de carbono:


- O primeiro desafio com um leito de carvão ativado é que ele irá adsorver uma grande variedade de gases. O que isso significa é que o carbono não é seletivo em relação ao que ele irá adsorver. O carbono adsorve gases nocivos, bem como gases desejáveis, como os ambientadores.


- O segundo desafio com o leito de carvão ativado é que, com o tempo, os poluentes gasosos enchem cada vez mais os locais de adsorção do carvão ativado. Uma vez que o leito está saturado, o filtro não pode mais reter poluentes. Quando um filtro de ar de carbono está saturado, pode-se notar que ele emite um odor estranho. A mudança no odor é um forte indicador de que está na hora de mudar o seu filtro de carbono.

Os dois principais desafios listados acima tornam difícil estimar quanto tempo um filtro de carbono vai durar e é importante determinar todas as emissões gasosas em sua aplicação. Também é possível enviar uma amostra do carbono para teste para determinar a "vida" restante aproximada do seu filtro de carbono.


A filtração de carbono é adequada para você?


Em última análise, você precisa entender se o que você está cheirando é uma emissão de partículas ou uma emissão gasosa. Para algumas aplicações, a filtragem geral de partículas abordará o incômodo e, para outras aplicações, o carvão ativado será necessário. Ainda assim, há algumas aplicações em que tanto a filtragem de partículas quanto a filtragem de carbono serão necessárias.


Entre em contato conosco se você tiver dúvidas sobre a utilização de carbono em seu processo de filtragem de ar. Nosso departamento de engenharia analisará os parâmetros do seu processo e fará uma recomendação sobre qual opção de carbono funcionará melhor para você.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page